1º e 2 de dezembro de 2014

Centro de Eventos do Plaza São Rafael Hotel

Porto Alegre - RS

O antigo centro de Porto Alegre, atualmente denominado de Centro Histórico, abriga as mais antigas referências arquitetônicas, culturais e históricas da capital gaúcha.

A cidade nasceu como um porto às margens do Lago Guaíba e a partir da chegada de casais imigrantes açorianos, na segunda metade do século XVIII, ganhou uma importância contínua, até se tornar, muitas décadas depois, a Capital da Província.

A maioria dos vestígios arquitetônicos deste alvorecer de Porto Alegre desapareceram com o tempo e o desenvolvimento crescente da cidade antiga.

Depois da Revolução Farroupilha, que perdurou por dez anos e se encerrou em 1845, a cidade pode se expandir para limites além das suas fortificações.

Uma grande onda de crescimento, investimentos urbanísticos e prédios vistosos, começou a se formar no final do século XIX e manteve seu fôlego até meados da década de 1930. Deste período datam os maiores ícones, ainda preservados, da imponente e variada arquitetura tanto em estilos quanto em objetivos de poder.

Os vestígios estão em toda parte e uma visitação de primeiro contato com Porto Alegre, precisa incluir alguns locais que a simbolizam, tais como:

- Mercado Público – Paço Municipal – Cais do Porto – Margs – Banco da Província (Santander) – Solar dos Câmara – Palácio Piratini – Biblioteca Pública – Viaduto Otávio Rocha – Rua da Praia (Andradas) – Casa de Cultura Mário Quintana – Gasômetro e Orla do Guaíba.

<< VOLTAR

Centro Histórico Porto Alegre

Expositores

Apoiadores

Apoiadores Institucionais