1º e 2 de dezembro de 2014

Centro de Eventos do Plaza São Rafael Hotel

Porto Alegre - RS

SOBRE PORTO ALEGRE

Fundação Iberê Camargo

2014 marca o centenário de Iberê Camargo

Artistas de Rua - Brique da Redenção

Arena do Grêmio

Estádio Beira-Rio - Palco da Copa 2014

Com cerca de um milhão e meio de habitantes, a capital do estado do Rio Grande do Sul tem o tamanho aproximado da capital uruguaia, Montevideo, inclusive um charme semelhante.

De geografia variada e muita cobertura verde, que faz dela uma das mais arborizadas capitais brasileiras, a grande referência geográfica de Porto Alegre é o Lago Guaíba, às margens do qual a cidade nasceu, cresceu e se consolidou.

Até as décadas de 1960 e 1970, Porto Alegre foi uma cidade muito influente na política e na economia nacional, a partir desta época foi perdendo gradualmente o seu protagonismo, em contrapartida se voltou de forma mais atenta para os próprios interesses e valores culturais, emergindo uma cidade com elevados índices de desenvolvimento humano e uma das preferidas para se morar e trabalhar.

A vocação cultural da capital gaúcha é cosmopolita, isto é bem perceptível em eventos como o Brique da Redenção, junto ao Parque Farroupilha, no Bairro Bom Fim, que reúne milhares de pessoas de todas as idades e classes sociais, aos domingos.

O Brique lembra muito a Feira de San Telmo, de Buenos Aires, e tem a vantagem de estar integrado à belíssima paisagem do Parque da Redenção (Parque Farroupilha). Atrai visitantes e moradores locais, jovens casais e famílias com seus kits de chimarrão, gente passeando com seus cachorros, artistas de rua e várias manifestações culturais e políticas, que se valem da imensa popularidade do evento.

Em agosto de 2014, mês em que estaremos realizando o Congresso Apimec, Porto Alegre deve oferecer um atrativo especial, o Acampamento Farroupilha, tradicional reunião de entidades que cultuam as memórias e costumes do Rio Grande do Sul, no Parque da Harmonia. Habitualmente realizado em setembro para lembrar a revolução que, durante dez anos, manteve os gaúchos separados do restante do Brasil.

Em 2014, o Acampamento Farroupilha deverá estar aberto aos visitantes desde o início da Copa do Mundo, reunindo atrativos culturais como: o churrasco de costela assado à moda dos antigos tropeiros de gado, rodas de chimarrão, cantorias, danças e outras manifestações culturais dos gaúchos.

A Copa do Mundo estará encerrada em julho, porém os participantes do Congresso Apimec poderão incluir no seu roteiro turístico uma visita aos novos estádios do Inter, uma das sedes oficiais dos jogos do mundial, e do Grêmio, com sua nova arena.

O visitante também poderá navegar no Lago Guaíba em barcos restaurantes ou fazer sua travessia em um catamarã de transporte coletivo, que liga o Gasômetro até Praia da Alegria, na vizinha cidade de Guaíba.

Passeios em ônibus abertos de dois andares, partem em horários programados desde o Largo Zumbi dos Palmares, no centro, e percorrem caminhos históricos da cidade e seu entorno rural, uma região bucólica com pomares e belas vistas naturais.

A Fellini Turismo está preparada para oferecer estes e outros tours, incluindo a Serra Gaúcha, com belíssimas paisagens e opções gastronômicas em Gramado e outras cidades da Região das Hortênsias, além dos multicoloridos vinhedos e comidas típicas italianas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e outras cidades produtoras de vinhos e espumantes.

Foto reprodução internet

Foto reprodução internet

Foto reprodução internet

Foto reprodução internet